segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016



 
20 anos e 100 000 voluntários
#EVS20 #SVE20anos

O Serviço Voluntário Europeu (SVE) faz parte do programa Erasmus+. Este serviço permite que os jovens (17-30 anos) façam voluntariado dentro e fora da Europa e concede apoio às organizações para que proporcionem oportunidades de voluntariado.
Criado em 1996 como um programa-piloto pela Comissão Europeia, o SVE já proporcionou a mais de 100 000 jovens voluntários a oportunidade de contribuir para uma causa na qual acreditam. Os voluntários do SVE já prestaram apoio a refugiados, ao ambiente, a crianças e idosos e colaboraram em eventos culturais, assim como em diversas outras importantes iniciativas.
Para celebrar o 20.º aniversário do Serviço Voluntário Europeu foi lançada a campanha #SVE20anos. A campanha promoverá a abertura do SVE a todos os jovens, independentemente da sua origem ou qualificações, e porá em evidência o facto de o voluntariado proporcionar novas competências e uma sensação de capacitação a jovens com menos oportunidades.
A campanha SVE 20 pretende atrair novas organizações que ainda não sejam beneficiárias do programa Erasmus+ e encorajará organizações existentes a oferecerem mais oportunidades de voluntariado. Coloca especial ênfase na inclusão e na diversidade em projetos de voluntariado. A campanha SVE 20 abrangerá igualmente empresas que participem em iniciativas no âmbito da Responsabilidade Social das Empresas (RSE), autoridades regionais e locais, organizações desportivas e outros agentes que trabalham com jovens.
Tibor Navracsics, Comissário Europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, declarou: «Durante 20 anos, o Serviço Voluntário Europeu proporcionou aos jovens a oportunidade de ir para o estrangeiro, conhecer culturas diferentes e fazer novos amigos ao mesmo tempo que realizavam um trabalho útil e desenvolviam importantes competências. Não é de admirar que tantos jovens queiram participar. Por isso, a minha mensagem para as autoridades nacionais e locais, para as organizações desportivas, de juventude e outras por toda a Europa é esta: junte-se hoje ao Serviço Voluntário Europeu e receba jovens voluntários na sua organização.”
Em 2016, terão lugar diversos eventos e atividades por toda a Europa. Procure mais informações nas redes sociais através da hashtag #EVS20! A mesnagem da campanha é: o SVE proporciona um verdadeiro valor tanto às organizações participantes como aos jovens voluntários.
As organizações e os jovens que desejem participar na campanha SVE 20 ou procurar eventos na sua zona podem visitar o sítio web do SVE 20 ou contactar a Agência Nacional Erasmus+ Juventue em Ação


Informação geral

Os jovens voluntários que têm a oportunidade de fazer voluntariado no estrangeiro ao abrigo do programa SVE recebem apoio para cobrir as respetivas despesas de viagem e subsistência, assim como «dinheiro de bolso», e beneficiam de cobertura de seguro e de um cartão de descontos.
Só em 2014, foram praticamente 10 000 os jovens que se voluntariam através do SVE, ao abrigo do programa Erasmus+. Graças ao orçamento disponível ao longo do programa Erasmus+, esperamos ter possibilidade de apoiar até 100 000 voluntários do SVE entre 2014 e 2020.
A base de dados em linha das organizações e oportunidades no SVE confere maior igualdade no acesso ao voluntariado transnacional a jovens que possam não contar com uma forte rede organizacional.

O objetivo da Base de Dados de Voluntários é proporcionar aos jovens interessados a oportunidade de encontrarem o projeto do SVE que lhes convém e entrar em contacto com organizações em causa. As organizações participantes no SVE podem recorrer a esta base de dados para fins de divulgação, sempre que tenham estágios disponíveis, e são fortemente encorajadas a fazê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário